Programa - O Que é?

Mobilidade estudantes

Documentação

No formulário de candidatura são pedidos vários documentos que deverão ser anexados em formato PDF: comprovativo de habilitações académicas, comprovativo de matrícula e carta de motivação. Se a candidatura for aceite, o estudante terá ainda de preparar outros documentos como passaporte, visto, Acordo de Aprendizagem Erasmus+, cartas de aceitação e declaração de bolseiro ProCultura+.

Documentação para Submeter Candidatura

Antes de submeter uma candidatura, o estudante deve reunir vários documentos que irão ser pedidos no formulário. Sem eles, a candidatura não pode ser validada e será recusada, pelo que o estudante deve começar a preparar esses documentos o quanto antes.

Idealmente, estes devem estar no formato PDF, para que ficheiros com múltiplas páginas possam ser agrupados num documento único.

Comprovativo de Habilitações Académicas

Este documento comprova a finalização de cursos anteriores (ensino médio/secundário ou licenciatura) podendo incluir comprovativos de participações, conferências, estágios, cursos de curta duração, cursos de formação, entre outros. Deixamos um exemplo.

Comprovativo de Matrícula

Trata-se de uma declaração de inscrição no semestre correspondente/atual do curso que frequentas. Deverás agrupar a este documento, também, o teu plano curricular / integralização curricular e/ou histórico parcial (documento com a indicação de todas as disciplinas que constituem a graduação, nomeadamente, as disciplinas frequentadas com nota atribuída e as disciplinas que faltam fazer). Este documento é o que permitirá às instituições avaliarem a possibilidade de teres equivalência das disciplinas feitas durante a mobilidade.

Normalmente este documento pode ser solicitado junto dos serviços académicos da tua instituição. Deixamos um exemplo.

Carta de Motivação

Não negligencies a tua carta de motivação pois ela é muito importante para o sucesso da tua candidatura. Queremos conhecer-te melhor e às tuas ambições e é aqui que tens oportunidade de te destacares dos restantes candidatos. Nesta carta deves explicar o porquê de quereres candidatar-te a uma mobilidade ProCultura+ e de que forma é que poderá contribuir para a tua formação pessoal e profissional. Dá exemplos concretos, queremos conhecer-te!

Documentação Após Aprovação da Candidatura

Passaporte

Assim que tenhas a tua candidatura aprovada, aconselhamos-te a ir pedir o passaporte pois irá ser necessário para a tua viagem. Não atrases este pedido, pois poderá demorar algum tempo a ser emitido e poderá depois atrasar a tua vinda para Portugal para fazer a mobilidade.

Visto

Este é o documento que normalmente atrasa as mobilidades. E só podes pedir o visto quando tiveres reunido todos os outros documentos, pelo que deves tentar ser o mais rápido possível a conseguir todos os documentos necessários para pedir o visto. Assim que tenhas a tua candidatura aprovada, informa-te onde podes pedir um visto para Portugal, qual o custo associado e documentos necessários para fazer o pedido. Tem atenção que, após fazeres o pedido de visto, este pode demorar mais de 30 dias a ser aprovado e emitido. Tenta pedir o visto 60 dias antes do começo das aulas em Portugal, para garantires que não haverá atrasos.

Acordo de Aprendizagem Erasmus+

Este acordo, também conhecido por Learning Agreement, é um documento assinado pela instituição de origem, de acolhimento e pelo estudante bolseiro. Esta minuta serve para estabelecer um acordo interinstitucional de cooperação para a mobilidade de estudantes no âmbito do projeto Erasmus+ KA171 ProCultura+. Desta forma, as instituições envolvidas comprometem-se a respeitar os princípios gerais da mobilidade, bem como os objetivos e o regulamento do projeto, em particular o reconhecimento e acreditação das unidades curriculares realizadas pelos alunos entre as instituições parceiras.

Com a assinatura deste Acordo para a Mobilidade todos autorizam e confirmam a informação disponibilizada no documento. O estudante, a instituição de origem e a instituição de acolhimento concordam com a aprovação da mobilidade e plano de estudos, nomeadamente a equivalência e acreditação de créditos das unidades curriculares. As instituições de ensino superior ficam vinculadas ao reconhecimento na totalidade das unidades de crédito (ECTS) a serem realizadas, com sucesso, pelo estudante.

O preenchimento e envio deste documento para a AULP é obrigatório e cabe ao estudante o seu preenchimento e recolha das assinaturas representativas de todas as partes envolvidas. Recomendamos que o estudante solicite ajuda para o preenchimento junto dos responsáveis do departamento do seu curso ou de professores.

Carta de Aceitação

A instituição de acolhimento enviará igualmente uma carta de aceitação em como se compromete a receber o estudante durante um semestre letivo, indicando datas, para estudar.

Cabe ao estudante solicitar o envio desta carta à instituição para onde vai fazer mobilidade, assim que possível, pois esta servirá de comprovativo e deve ser utilizada para solicitar o visto.

Declaração de Bolseiro ProCultura+

A AULP irá emitir uma declaração em como o estudante foi selecionado para fazer mobilidade no âmbito do projeto ProCultura+, fazendo ainda referência à bolsa de estudo, datas de mobilidade e instituições de ensino superior envolvidas. Esta declaração serve de comprovativo e deve ser utilizada para solicitar o visto.

É da responsabilidade do estudante a aquisição de todos os documentos necessários para apresentar uma candidatura ao ProCultura+ e concretizar a mobilidade. A emissão de alguns documentos tem custos associados que são da responsabilidade do estudante. As únicas despesas suportadas pela AULP, para além do pagamento da bolsa de estudo mensal quando chegar a Portugal, são: aquisição do seguro de viagem obrigatório e viagem de avião de ida e volta.