ProCultura+

Programa

Objetivos

Vamos melhorar a futura empregabilidade de 50 jovens em atividades geradoras de rendimento no sector cultural nos PALOP e Timor-Leste e contribuir para a concretização de seis dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

PROGRAMA
Objetivos

Melhorar a Futura Empregabilidade de Estudantes

A principal missão do ProCultura+ é contribuir para a formação das capacidades artísticas e de pensamento crítico dos estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe – e Timor-Leste do primeiro ciclo de estudos superiores na área da Cultura com a finalidade de melhorar a futura empregabilidade destes jovens em atividades geradoras de rendimento no sector cultural nos PALOP e Timor-Leste.

Favorecer as Competências de Professores

Adicionalmente, as mobilidades internacionais de professores promovem a melhoria das competências profissionais dos docentes das instituições membros do Consórcio e das instituições parceiras dos PALOP e Timor-Leste através da implementação de mobilidades de professores combinadas para o ensino e a formação que favoreçam a troca de conhecimentos, a experiência em novos ambientes de ensino, a aquisição de novas competências pedagógicas e digitais e a partilha de conhecimentos no mundo académico através da publicação de artigos científicos na Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP).

Internacionalizar o Ensino Superior

As mobilidades internacionais favorecerão estudantes e professores dos três continentes – Europa, África e Ásia – através da aquisição de conhecimentos transnacionais e multiculturais, assim como o aprofundar da cooperação internacional interuniversitária das Instituições participantes. Ao implementar as mobilidades internacionais de estudantes e professores pretende-se que as instituições de ensino superior nos PALOP, Timor-Leste e Portugal membros da AULP cooperem a curto e longo prazo em prol do desenvolvimento coletivo do ensino superior, oferecendo currículos de estudos flexíveis e internacionais aos seus estudantes.

As experiências serão de grande estímulo para toda a rede da AULP em prol do ensino superior com base em dois princípios fundamentais: a educação para todos e que o desenvolvimento não pode deixar ninguém para trás.

PROGRAMA
Impacto Esperado

A todos os níveis, o impacto esperado das mobilidades internacionais ProCultura+ financiadas pelo Programa Erasmus+ KA171 é contribuir, no quadro de desenvolvimento sustentável Agenda 2030, para a educação de qualidade (ODS 4), para a igualdade de género (ODS 5), para o trabalho digno e crescimento económico (ODS 8), para a redução das desigualdades (ODS 10), para a paz, justiça e instituições fortes (ODS 16) e para o reforço de parcerias para a implementação dos objetivos da Agenda 2030 (ODS 17).

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, define as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procura mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que representam um apelo urgente à ação de todos os países – desenvolvidos e em desenvolvimento – para uma parceria global. O ProCultura+ contribui para 6 desses objetivos.

Educação de Qualidade
Educação de Qualidade
Educação de Qualidade
Educação de Qualidade
Educação de Qualidade
Educação de Qualidade