Programa - O Que é?

Mobilidade Professores

Procedimento

As bolsas ProCultura+ para professores suportam mobilidades que correspondem a uma semana de trabalho presencial noutra universidade: 5 dias de trabalho e 2 para viagem. No total, este programa abrange 44 professores selecionados pelas próprias instituições de ensino onde lecionam, da mesma área de estudos que os alunos que concorrem às mobilidades.

Plano de Trabalho

São feitos acordos de mobilidade de professores entre as mesmas IES de envio/acolhimento de estudantes em mobilidade com a finalidade de que durante um ano letivo, 2 professores (1 professor dos PALOP-TL e um professor de Portugal) trabalhem em conjunto por área disciplinar e instituição para a troca de conhecimentos e partilha de experiências. No total serão selecionados 22 professores das instituições Membros do Consórcio (Portugal) e 22 professores das instituições de ensino superior parceiras (PALOP-TL) para constituírem 22 grupos de trabalho.

A seleção dos professores para integrarem este projeto é feita pelas próprias instituições de ensino onde lecionam, da mesma área de estudos que os alunos que concorrem às mobilidades, com os seguintes objetivos:

  • promover o ProCultura+ junto dos seus estudantes: motivar à candidatura, prestação de esclarecimentos e apoio no processo, gestão de questões curriculares;
  • partilha de experiências entre instituições/países;
  • aquisição de novas competências pedagógicas e digitais;
  • melhoria e/ou criação de novos currículos de estudos e metodologias de ensino;
  • contributo para a comunidade científica e académica através da elaboração de um artigo científico para publicação.

Antes e após a realização da mobilidade de professores, há um trabalho desenvolvido pelos mesmos de forma remota. São agendadas atividades mensais online entre os professores durante cerca de 10 meses (um ano letivo). No final, as mobilidades dos professores devem culminar num artigo científico a ser publicado na Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP) feito pelos professores que irão trabalhar em conjunto ao longo do ano.

A AULP, em conjunto com as instituições de ensino superior do projeto, monitorizará as atividades à distância, de modo a que as mesmas sejam cumpridas.

Mobilidades e Grupos de Trabalho

Tabela Distância

Mobilidade e Grupos

Poderá consultar de forma mais detalhada os grupos de trabalho definidos, de acordo com a área de estudo, e quais as instituições de ensino superior envolvidas. O ID dos professores (PROF1 a PROF44) e grupo de trabalho (GP1 a GP22) servirão como referência para apresentação dos resultados de seleção aqui.

Bolsa / Apoio à Mobilidade de Professores

A mobilidade de professores será assegurada pelo pagamento de uma bolsa no valor de €180/dia para professores portugueses que se desloquem para países dos PALOP-TL, e no valor de €160/dia para professores dos PALOP-TL que venham para Portugal. Acresce à bolsa diária um apoio para a viagem, com base na distância entre Portugal e restantes países, segundo tabela abaixo

Tabela Distância

Valores por confirmar segundo a Calculadora de Distâncias Erasmus+, disponível aqui

MOBILIDADE PROFESSORES
Agência de Viagens

A viagem de avião será adquirida pelo professor diretamente com a agência de viagens. Qualquer assunto relacionado com os bilhetes/viagens, bem como a solicitação de alterações da reserva serão da responsabilidade do professor ou da instituição de ensino onde o professor leciona. Caso pretendam, podem contactar a agência de viagens parceira deste projeto.

Intertur

Agência de Viagens

Contactos Agência de Viagens

MOBILIDADE PROFESSORES
Seguro de Viagem

A contratação de um seguro de viagem internacional para o período em mobilidade é obrigatório e será contratado pela AULP junto da segurando parceira deste projeto, sendo posteriormente o valor deduzido na bolsa concedida para a mobilidade. As condições e preços poderão ser consultadas aqui.

Seguro de Viagem - Coberturas

Seguro de Viagem - Preços