Instituições

Universidade Pedagógica de Maputo

A Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) com a nova designação após a sua reestruturação em 2019, através do Decreto nº5/2019 de 04 de Março, é uma instituição de Ensino Superior Pública criada a 04 de Dezembro de 1985 na Cidade de Maputo em Moçambique como Instituto Superior Pedagógico (ISP) e, em 1995 como Universidade Pedagógica.

A UP-Maputo promove um ensino vocacional formando técnicos superiores com qualidade, que contribuam de forma criativa para o desenvolvimento económico e socio-cultural sustentável de Moçambique. A UP-Maputo possui oito (8) Faculdades: Faculdade de Ciências Naturais e Matemáticas (FCNM), Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia (FCSF), Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente (FCTA), Faculdade de Educação Física e Desporto (FEFD), Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Arte (FCLCA), Faculdade de Economia e Gestão (FEG), Faculdade de Engenharias e Tecnologias (FET).

Site Institucional
Programa - O Que é?

Mobilidade ProCultura+

A UP-Maputo participa no Programa Mobilidade ProCultura+ enviando estudantes e professores para o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e a Universidade NOVA de Lisboa (NOVA), e acolhendo professores destas mesmas Instituições de Ensino Superior nas áreas de Dança, Música e Teatro.
Mobilidade-Lisboa

Tabela 1: mobilidades ProCultura+ cursos académicos 2023-2025 (sujeito a câmbios)

Calendarização dos Cursos:
1º Semestre: Fevereiro a Julho/2023
2º Semestre: Agosto a Dezembro/2023

Sistema de reconhecimento de créditos:
A Universidade Pedagógica de Maputo implementou integralmente o processo de Bolonha e aplica plenamente o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS). A escala de classificação varia de 1 a 20, sendo 10 a nota mínima de passagem. A UP-Maputo aplica Créditos (ECTS) e a escala de classificação em uso é o Sistema Nacional de Acumulação de Transferência de Créditos Académicos (SNATCA) – Decreto nº 32/2010 de 30 de Agosto.